top of page
Agradecimento

     Gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste projeto.

 

     Primeiramente, a Deus, por ter renovado em mim a esperança a cada dia ao longo dos meus estudos. Pela Sua graça e infinita bondade, finalizei a missão à qual me comprometi.

 

     À minha mãe, Ivanise Hosana, minha maior e melhor fonte de inspiração. Foi a primeira a vibrar e me incentivar no desenvolvimento da pesquisa aqui apresentada. Te amo, mãe!

     

     Ao meu companheiro de vida, Roberto Silva, que, com paciência e carinho, me encorajava diariamente com palavras de confiança na minha capacidade. Sua colaboração nas tarefas do lar foi essencial para que eu pudesse dedicar meu tempo às longas pesquisas.

     

     À minha filha, Jasmim, meu maior incentivo em não desistir desse projeto, ainda que a travessia estivesse com obstáculos, e, por muitas vezes, tomadas por desesperos. Graças ao amor infinito por ela, segui! Obrigada, filha!

     

     Às colegas de trabalho, Anamélia e Tânia, pelo incentivo em meu ingresso no Programa de Mestrado Profissional em História da UNICAP — escolha que, sem dúvida, se revelou a melhor decisão, por me permitir estudar um tema pelo qual nutri profundo apreço.

 

     Ao meu orientador, Prof. Dr. Helder Remígio, por todo apoio e por acreditar no potencial acadêmico deste trabalho, mesmo nos momentos em que até eu duvidei. Graças à sua orientação generosa e encorajadora, chegamos até aqui. Estendo meus agradecimentos à Profª. Dra. Maria do Rosário e ao 

Prof. Dr. Augusto César, que gentilmente aceitaram compor a banca de defesa, enriquecendo ainda mais este trabalho com suas valiosas contribuições.

 

     Ao querido mestre, Braz Neto (in memoriam), que não está mais entre nós em vida corpórea, mas que a sua alma linda, sensível e amorosa possa sentir a minha gratidão por sua dedicação e paciência por quase dois anos juntos nesta pesquisa. Você foi imprescindível! 

 

     Aos professores do PPHG, por deixarem profundas marcas de aprendizado.

 

     Ao meu irmão, Laércio, e minha cunhada, Cristina, pelos cuidados à minha mãe, o que me permitiu ter mais tranquilidade nos estudos. Estendo também ao meu irmão e cunhada, Anselmo e Rita, por se dedicarem com muito amor nos cuidados com a minha pequena, sempre que precisei.

 

     Às amigas Gina, Jacqueline, Kássia, Maria Carolina, Natália, Ronise e Stella, por formarem uma rede de apoio indispensável nos cuidados e atenção dedicados à Jasmim nos momentos em que minhas ausências, em razão dos estudos, se fizeram necessárias.

 

     À amiga Analu, pelo empenho e dedicação em ler, compreender e auxiliar na organização do ebook e do site, plataformas fundamentais para a apresentação dos resultados desta pesquisa.

 

     A Ronaldo, funcionário da APEJE, pela colaboração na busca dos jornais antigos, em meio à poeira dos arquivos.

 

     Às queridas bibliotecárias da Unicap, Lúcia e Ana Beatriz, pela ajuda e incentivo, especialmente nos momentos mais desafiadores desta pesquisa.

 

     Ao movimento espírita de Recife, pela receptividade, dedicação e envolvimento nesta pesquisa, colaborando ativamente para a identificação e o acesso às fontes necessárias ao desenvolvimento do tema. Nesse sentido, estendo meus agradecimentos, de modo especial, à colaboração pessoal de André Honorato, da Cruzada Espírita Pernambucana; Fátima Milanez, do Lar Ceci Costa; Heleno Vital, da Comissão Estadual do Espiritismo; Humberto Vasconcelos, da Fraternidade Espírita Peixotinho; Isoláquio Mustafa Filho, da Fraternidade Espírita de Campanha do Quilo de Pernambuco; Ivanilda Andrade, da Escola Espírita Maria de Nazaré; Ivanira Miranda e Suzana Araújo, do Núcleo Espírita Centelha de Jesus. 

 

     Ao atual presidente da Fraternidade Espírita de Campanha do Quilo de Pernambuco, Antônio Alves de Sá Sobrinho, profundo conhecedor da trajetória de Elias Sobreira e da própria Campanha do Quilo, que não hesitou em dialogar, esclarecer dúvidas e me auxiliar, com zelo, generosidade e paciência, na busca das fontes que nortearam esses dois anos de pesquisa. 

     

     Registro, ainda, minha sincera gratidão a José Gomes, da Federação Espírita de Pernambuco, cuja colaboração foi de grande relevância para esta pesquisa, ao partilhar seu conhecimento sobre a história do Espiritismo de Pernambuco, assim como na colaboração com importantes fontes documentais e imagéticas, que enriqueceram significativamente este trabalho. 

 

     Aos demais queridos amigos e amigas, por torcerem pela minha vitória, e, assim como eu, ansiavam para que esse dia chegasse. Demorou, mas chegou, pessoal! 


 

GRATA A TODOS!

bottom of page